Bem-vindo ao nosso Blog

Que bom você por aqui. Sinta-se em casa. Espero que as nossas humanidades se encontrem aqui. Neste blog você encontrará textos sobre assuntos variados que traduzam com palavras simples e críticas esses caminhos e descaminhos que a humanidade percorre na estrada da vida, expressos através de um desejo profundo e intimamente meu: Quero ser mais humano: menos hipocrisia, menos espiritualidade alienante, menos moralidade vazia, muito mais HUMANO."

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Suspende o Red Bull dos Mamelungos de Recife

Por Bruno Montarroyos

Teria sido apenas a abertura do V Cultura Festival em Recife, na livraria cultura, mas se tornou mais um motivo para lamentar a injustiça com todos aqueles que não têm o privilégio de habitar a capital mais cultural do Brasil. Meu pai e eu, amantes da música, inclinação já assinada nos genes da família, quando em algum momento da ascendência o organismo interpretou a apreciação pela música como algo essencial para a sobrevivência, estávamos lá, perplexos diante de cena tão assombrosa como aquela.

Seis seres iluminados saíram de uma lata gigante de red Bull direto no palco do evento e provocaram o espanto geral daquele auditório completamente lotado, digo, mais que lotado, sardinhamente enlatado: Mamelungos de Recife. É isso aí pessoal, com todo respeito às demais regiões desse Brasil maravilhoso e multicultural e também às visitas ao Blog, lideradas atualmente por São Paulo, Porto Alegre, Fortaleza e Curitiba, além de Recife, e com menor taxa de rejeição em Brasília, os caras são de Recife, dessa capital que chove, digo tempesteia atrações culturais de excelente qualidade e de graça para o povo recifense.

Ao povo de Recife um alerta: Como falo em meu texto Penumbra, aproveite enquanto a luz da vela ilumina bem os Mamelungos e os mantém em Recife. Aproveitem para curtir bem essa banda enquanto estão perto, enquanto são presente e enquanto estão presentes. Porque o futuro desses meninos, que continuarão sendo de Recife, será para muito mais do que Recife. Eles vão longe. Esses seis malucos movidos à Red Bull dão a impressão de que nasceram no palco.

As influências são bem perceptíveis, como eles mesmos dizem: “... vão desde a música clássica aos ícones da MPB como Gilberto Gil, Raul Seixas, Luiz Gonzaga, e arquitetos da música Moderna como Lenine, Los Hermanos, etc. Possui um repertório trabalhado prezando a precisão da cadência com as imprevisíveis harmonias sensitivas, relendo sucessos de Novos Baianos, Alceu Valença, Di Melo, Raul Seixas...”. Mas apesar de as apresentarem bem visíveis, as influências não são reprodutivas, elas fundem-se de fato em um estilo mamelungamente próprio, como um suco de salada de frutas. Já tomaram suco de salada de frutas? Se não tomaram por favor não me perguntem: Tem o sabor de que fruta? Porque não seria uma pergunta inteligente. Tem ali diversos tipos de fruta, mas o sabor é de salada de frutas. Para sentir esse sabor precisa provar. É o mesmo que posso dizer dos garotos: Tem que ouvir e ver. Não apenas ouvir as músicas gravadas que podem baixar facilmente no myspace deles, mas é preciso conferir ao vivo, porque é mais que uma apresentação musical, é um espetáculo completo de uma banda que já inicia a carreira no auge da interação, criatividade, performance, harmonização, sincronia, poesia, sentimentos, etc.

Bem, não adianta falar muito aqui porque jamais conseguiria expressar coerentemente aquele acontecimento no pequeno auditório da Livraria Cultura ontem à noite: Inexpressável. Meninos Mamelungos do Recife, parabéns, já sabem que vão longe, mas pelo amor de Deus: SUSPENDE O RED BULL.

Um comentário:

Prof. Júnior Lima disse...

Parabéns pelo Blog. Obrigado por seguir o Terra dos Anapurus e Muypurás. Já retribuí a gentileza. Sucesso e paz!